SISU 2019: Inscrições, Notas de Corte, Resultado

Exitem vários programas oferecidos pelo governo federal que possibilitam a entrada para a universidade, e o SISU 2019 é um deles. Todo mundo sabe a importância que ser graduado em uma instituição pública proporciona, e para ter essa conquista você pode contar com o SISU 2019.

SISU 2019
SISU 2019

Como Funciona o SISU 2019?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

✓ Buscando dicas? Veja como financiar os estudos pelos programas:

O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição. Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem. Os candidatos selecionados terão um prazo para efetuar a matrícula na instituição e confirmar a ocupação da vaga.

Quem pode se inscrever no SISU 2019?

Existe um grupo e público alvo certo que pode se inscrever no SISU 2019. Estas exigências não costumam ser alteradas, por tanto, independente do ano os requisitos são os mesmos:

  • Candidatos que tenham feito o Enem no ano anterior ao de candidatura ao programa;
  • Ter obtido na redação nota que não seja zero.


Nota de Corte SISU 2019

A nota de corte SISU 2019 representa a pontuação mínima que o candidato precisa conquistar no ENEM, para que consiga se classificar e ser selecionado para ingressar na universidade de sua preferência.

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

É importante alertar que a nota de corte funciona apenas como uma referência para que os candidatos se organizem quanto a sua inscrição. Por tanto, ela não garante a seleção para a vaga.


Inscrição SISU 2019

A inscrição SISU 2019 acontece exclusivamente pela internet e não exige o pagamento de nenhum tipo de taxa. Para a realização do seu cadastro o portal pede que seja inserido o número de inscrição e a senha do Enem, nada além destes documentos.

Mas, se aprovado, para a matrícula na universidade são exigidos vários tipos de documentos, fique atento a essas informações que serão divulgadas no site ou pela própria universidade.

A data para se inscrever no programa em 2019 ainda não foi divulgada, mas no ano anterior o período foi de 23 á 26 de janeiro, é muito provável que as datas sejam mantidas, mas se alteradas serão por pouca diferença.

No momento, o portal do Sisu não está disponível para o cadastro.  Mas, enquanto isso é possível esclarecer todas as suas dúvidas por lá.


Resultados Sisu 2019

O resultado do Sisu 2019 pode ser consultado no boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.

Veja o passo a passo de como realizar essa consulta:

Passo 1: Acessar o portal do Sisu;

Passo 2: Clicar em ‘Ver meu boletim’;

Passo 3: Informe o número de inscrição do Enem e senha. Depois, clique em ‘Entrar no Sisu’ para ter acesso as demais informações.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.29
Total de Votos: 7

SISU 2019: Inscrições, Notas de Corte, Resultado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *