PROUNI 2019: Inscrição, Resultado, Cronograma, Lista de Espera

Hoje no Brasil, existem faculdades privadas que produzem excelentes profissionais. Muitas vezes a porta de entrada para essas instituições é o PROUNI 2019, um programa federal que possibilita a ingressão de estudantes na rede particular com bolsa parcial ou integral. Veja agora como funciona o PROUNI 2019.

PROUNI 2019
PROUNI 2019

 O que é Como Funciona PROUNI 2019

O Programa Universidade para Todos (PROUNI) tem como finalidade conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas. Esta é uma iniciativa do Governo Federal, criada em 2004.

✓ Veja como financiar os estudos pelos programas:

O Programa possui também ações conjuntas de incentivo à permanência dos estudantes nas instituições, como a Bolsa Permanência e ainda o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita ao bolsista parcial financiar parte da mensalidade não coberta pela bolsa do programa.

A seleção dos candidatos é feita por meio da nota conquistada no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).


Requisitos para ser bolsista do PROUNI 2019

Os interessados em ingressar em centros de ensino utilizando o programa, devem ser estudantes brasileiros que não possuam diploma de curso superior e que atendam a pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ter feito o ENEM 2019 e ter tirado média acima de 450 e não ter zerado a redação;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda;
  • Para bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa;
  • Bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.


Cronograma PROUNI 2019

Existe uma organização com datas dos processos para a participação do programa. O cronograma PROUNI é divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Para 2019 estas informações ainda não foram estabelecidas, mas seguindo o que foi decidido para o ano anterior é possível ter uma ideia do que vem pela frente.

  • 03/04: Inscrições abertas a partir desta data;
  • 09/04: Prazo final para inscrição de candidato ainda não matriculado na instituição de educação superior em que deseja se inscrever;
  • 30/04: Prazo final para inscrição de candidato já matriculado na instituição de educação superior em que deseja se inscrever.

Inscrição PROUNI 2019

Antes de iniciar a sua inscrição PROUNI 2019 certifique-se de que participa do grupo ao qual o programa é destinado, e que conseguiu a nota mínima de 450 pontos no ENEM.

As inscrições são gratuitas e acontecem no site do PROUNI 2019. O processo seletivo é composto por duas fases: processo regular e processo de ocupação das bolsas remanescentes.

As diferenças mais significativas entre as fases é que o processo regular é destinado á quem participou do Enem no ano anterior ao de inscrição no programa. Enquanto que as bolsas remanescentes podem ser disputadas por quem fez o Enem á partir de 2010.

No momento, somente os interessados nas bolsas remanescentes podem realizar a inscrição PROUNI 2019. Veja como:

  • Clicar em ‘Fazer inscrição’;

  • Para primeiro acesso, clique em ‘Primeiro Acesso’;

  • Informe o CPF e data de nascimento para iniciar o seu cadastro.

Leia atentamente as instruções sobre quem pode participar das bolsas remanescentes. Você encontra essa informação clicando aqui.


Resultado PROUNI 2019

A primeira etapa para a seleção dos candidatos acontece via internet, na ocasião é possível escolher até 5 instituições de ensino superior, cursos, habilitações ou turnos dentre as disponíveis. Em seguida, o sistema classifica os estudantes, de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem.

É gerada, então, uma lista dos estudantes pré-selecionados em cada curso de cada instituição. Depois, os estudantes devem comparecer às instituições de ensino, levando os documentos que comprovem as informações prestadas em sua ficha de inscrição.

Após a entrega da documentação, a instituição de ensino deve aferir a pertinência e veracidade das informações prestadas, concluindo pela aprovação ou reprovação do candidato. O resultado PROUNI 2019 fica disponível no site até 24 horas depois da data limite para o comparecimento na instituição.


Lista de Espera PROUNI 2019

Ao final das duas chamadas, o candidato poderá manifestar o interesse em participar da lista de espera do PROUNI 2019. Esta lista será utilizada pelas instituições de ensino para preenchimento das bolsas não ocupadas.

A manifestação de interesse em participar da Lista de Espera poderá ser efetuada em março, na página do PROUNI 2019. Pode participar da lista de espera, para o curso correspondente à sua primeira opção, o candidato:

  • não pré-selecionado nas chamadas regulares em que tenha ocorrido não formação de turma na sua primeira opção de curso;
  • não pré-selecionado nas chamadas regulares em que não existam bolsas disponíveis na sua primeira opção de curso;
  • pré-selecionado em sua primeira opção de curso, reprovado por não formação de turma.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.57
Total de Votos: 7

PROUNI 2019: Inscrição, Resultado, Cronograma, Lista de Espera

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *