FIES 2019: Inscrições Abertas, Resultado, Lista de Espera

A chance de iniciar a sua graduação pode estar bem perto, com o FIES 2019, o plano de financiamento oferecido pelo governo federal, é possível fazer o curso agora e pagar só depois da conclusão. Com esse tempo você consegue juntar dinheiro para quitar a faculdade. Veja como funciona o FIES 2019!

FIES 2019
FIES 2019

Como funciona o FIES 2019?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores de universidades particulares.

✓ Veja também como realizar a sua inscrição:

Em 2010, o FIES passou a funcionar em um novo formato: a taxa de juros do financiamento passou a ser de 3,4% a.a., o período de carência passou para 18 meses e o período de amortização para 3 (três) vezes o período de duração regular do curso + 12 meses.

E o que isso quer dizer? Você paga juros menores do que pagaria com outros financiamentos, tem 1 ano e meio para começar a pagar pelo curso,  e tem o seu saldo devedor  parcelado em até 3 vezes o período financiado da duração regular do curso.


Mudança para Fies 2019

Em 2018, foram realizadas algumas modificações nos critérios de seleção dos aprovados para o financiamento. Estas alterações também valerão para o Fies 2019. Agora, existem 3 grupos que determinam os perfis dos candidatos e possibilita até mesmo juros zero.

Fies 1 (mantem o atual modelo) – 100 mil vagas

  • Para estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos per capita;
  • Taxa de juros real igual a zero.

Fies 2 (nova modalidade) – 150 mil vagas

  • Para estudantes com renda familiar de até 5 salários mínimos per capita;
  • Vagas destinadas às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com recursos de Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.

Fies 3 (nova modadalidade) – 60 mil vagas

  • Para estudantes com renda familiar de até 5 salários mínimos per capita;
  • Vagas para estudantes de todo o país.


Quem pode se inscrever no Fies 2019?

De acordo com estes grupos selecionados por modalidades, já dá para ter uma ideia dos requisitos básicos para realizar a inscrição Fies 2019. Ainda assim, outras exigências precisam ser consideradas, como:

  • Candidato que participou do ENEM, a partir da edição de 2010 e tenha obtido média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a 0 na redação;
  • Possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.


Inscrições Fies 2019

Buscando informações de como se inscrever no FIES? É necessário acessar o portal do programa e seguir algumas etapas. Todos os anos são divulgadas as datas para que os candidatos se inscrevem, normalmente entre fevereiro e março.

A data limite já foi encerrada, mas um edital para o segundo semestre pode ser divulgado com novos prazos. Ainda assim, saiba quais são os passos para realização deste processo:

1° Passo: Inscrição no Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção)

  • O primeiro passo para efetuar a inscrição consiste em acessar o Sistema de Seleção do FIES (FIES Seleção) e informar os dados solicitados: número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), data de nascimento, e-mail válido e cadastro de senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o Sistema;
  • Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no e-mail informado para validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o FIES Seleção e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição.

2° Passo: Inscrição no SisFIES

  • O estudante pré–selecionado deverá acessar o SisFIES e efetivar sua inscrição, em até 5 dias corridos a contar da divulgação de sua pré–seleção, informando os dados de financiamento a ser contratado.

3º Passo: Validação das informações

  • Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição;
  • A CPSA é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

4º Passo: Contratação do financiamento

  • Após a validação das informações, o estudante, e se for o caso, seu fiador deverão comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil depois da data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento;
  • No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal os atuais Agentes Financeiros do Programa.


Resultados Fies 2019

Os resultados Fies 2019 ficam disponíveis no site do Fies Seleção á partir da primeira semana de março. Com o login e senha o candidato consegue verificar a sua classificação na lista de classificação e pré-seleção.  Siga o passo a passo que é bem simples:

1° passo: Acessar o site do Fies Seleção;

2° passo: Clicar em ‘Ver meu boletim de acompanhamento’;

3° passo: Informar seu CPF e senha.


Lista de Espera Fies 2019

Os candidatos classificados de acordo com o número de vagas do grupo de preferência serão pré–selecionados na chamada única. Os demais, não pré–selecionados, serão automaticamente incluídos em lista de espera Fies 2019.

Para acessar esta lista basta seguir o mesmo passo a passo da consulta da lista de selecionados. Acessando o site do Fies Seleção e clicando em ‘Ver meu boletim de acompanhamento’.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 10

FIES 2019: Inscrições Abertas, Resultado, Lista de Espera

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *