Diferença entre PROUNI, FIES, SISU e Quero Bolsa? Entenda!

São muitos os programas que auxiliam no ingresso na universidade. Você sabe, por exemplo, a diferença entre PROUNI, FIES, SISU e Quero Bolsa? Na euforia para conseguir iniciar os estudos é comum não se atentar a isso. Mas, é importante saber a diferença entre PROUNI, FIES, SISU e Quero Bolsa.

Diferença entre PROUNI, FIES, SISU e Quero Bolsa
Diferença entre PROUNI, FIES, SISU e Quero Bolsa

Conheça agora cada um destes programas e confira qual a diferença entre PROUNI, FIES, SISU e Quero Bolsa!

Sobre o PROUNI

Para entender como funciona cada programa vamos começar com o PROUNI. Criado em 2004 o Programa Universidade para Todos (PROUNI) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC).

O Quero Bolsa 2019 é confiável? Veja aqui!

O principal objetivo do programa é o de conceder bolsas de estudos integrais ou parciais em instituições de ensino superior privadas. Em contrapartida, as universidades ganham o benefício de estar isento a impostos.

Para participar do processo de seleção é necessário:

  • Ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), na edição anterior ao processo seletivo.

As inscrições acontecem de forma virtual. No site oficial do PROUNI. O candidato escolhe até 5 opções de curso e instituição. Para ser selecionado é necessário conseguir uma boa pontuação, pois o processo é classificatório.

O último passo para adesão da bolsa é levar até a universidade os documentos que comprovem o que foi preenchido na ficha de inscrição. Se aprovado o candidato recebe um termo de concessão de bolsa.


Conheça o FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) também é um programa do governo federal, com administração do Ministério da Educação (MEC). Sua finalidade é o de financiar curso de ensino superior em universidades privadas.

Atualmente, o sistema foi divido em duas modalidades e chamado de Novo FIES. Na primeira modalidade são oferecidas vagas sem juros (igual a zero) para os candidatos que tiverem renda familiar por pessoa de até 3 salários mínimos.

A segunda modalidade é para alunos com renda familiar por pessoa de até 5 salários mínimos. Este caso funciona com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e/ou bancos privados participantes.

A inscrição acontece no site oficial do FIES. E se aprovado em todas as etapas o estudante só começa a pagar o financiamento depois que concluir o seu curso. Tendo um prazo máximo de até 14 anos para pagamento.

Querendo saber diferença entre PROUNI, FIES, SISU e Quero Bolsa? Continue acompanhando o artigo!


Como Funciona o SISU?

Mais um programa do governo com gerenciado do MEC. O Sistema de Seleção Unificada (SISU) funciona como um processo seletivo. Os candidatos inscrevem sua nota do ENEM e escolhem até 2 opções de cursos e instituição pública.

Podem se inscrever no site oficial do SISU aqueles que fizeram o ENEM no ano anterior ao da inscrição. Utilizando login e senha criados no portal do exame.

São selecionados para ingresso em universidades públicas os que obtiverem uma boa nota comparada aos outros concorrentes. Pois, o sistema é classificatório.

Para cada curso é definida uma nota de corte, ou seja, uma pontuação mínima pra estar entre os prováveis selecionados. Cursos mais disputados tem nota de corte maior. O resultado pode ser verificado no site do programa.


Diferença entre PROUNI, FIES, SISU e Quero Bolsa?

Mas qual a diferença entre PROUNI, FIES, SISU e Quero Bolsa? Diferente dos outros programas, o programa Quero Bolsa é um sistema de iniciativa privada. Quer dizer, não possuir relação com o governo federal. O programa oferece bolsas parciais em universidades privadas.

Podem aderir a uma bolsa qualquer estudante, sem a necessidade de realizar processo seletivo. No entanto, a instituição escolhida pode pedir que o estudante faça um vestibular interno para avaliação.

As etapas do Quero Bolsa são feitas de forma virtual. No site oficial do programa. Os descontos podem chegar a 75%.

Quer saber como funciona o Quero Bolsa 2019? Agora que você já sabe da diferença entre PROUNI, FIES, SISU e Quero Bolsa, Para aderir a bolsa é necessário pagar uma pré-matrícula ao site. Depois disso, o desconto vale até o fim do curso sem a necessidade de renovação.

Para maiores informações, ligue para o 0800 Quero Bolsa 2019!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.86
Total de Votos: 7

Diferença entre PROUNI, FIES, SISU e Quero Bolsa? Entenda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *